sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Autobiografia de Cursista Maria José Costa Rocha



Ainda, no ventre fui doada para a minha tia filó, caso não fosse o sexo de agrado de meus pais, Antonio da Silva Rocha e Mª da Conceição Costa Rocha. Todos torciam para que fosse um robusto menino. Mas nasceu 28 de janeiro de 1976, na Água Boa município de Floriano-Pi uma linda menina que graças a Deus vive com seus pais até hoje.

Aos três anos de idade, junto aos meus pais e meus seis irmãos, mudamos para a cidade em busca de um novo rumo para a família Rocha.

Aos sete anos de idade a cursei a 1ª série do Ensino Fundamental, aos dezenove conclui o Ensino Médio. Perdi dois anos: na segunda série fui reprovada e na sétima, em virtude das greves dos profissionais de educação. Esse intervalo sem estudar desencadeou mudanças significativas na minha vida, retornei a escola com toda garra. Mas ainda, imatura, em relação ao meu futuro profissional, porém com incentivo da minha mãe ingressei no Pedagógico e aos poucos foi surgindo em mim o desejo de conquistar uma formação acadêmica. Porém, passar no vestibular, ter bons conhecimentos de todas as disciplinas e ainda ter habilidades para produzir uma boa redação, era difícil para uma aluna oriunda de escola pública e do curso Pedagógico, em que as disciplinas de cálculos eram pouco exploradas. Assim resolvi, com apoio financeiro do meu pai e eu também contribui com pouco salário recebido das aulas de reforço, que o Pedagógico, já oportunizara. Então iniciei o Científico, no Dinâmico, mas não gostei, preferi fazer o segundo ano no antigo Sobral Neto, escola bem conceituada na cidade, porém não oferecia o que eu queria, eu tinha pressa, sede de passar logo no vestibular. Tive sorte, nessa mesma época, 1997, surgem os famosos cursos preparatórios na escola Potencial, ajudando-me a chegar na Universidade Estadual do Piauí e cursar Licenciatura Plena Letras Português. Eram muitas vitórias, consegui ao mesmo tempo, passar em um concurso, oficializando, assim, minha profissão. Após dois anos, outro concurso, agora estadual. E para concluir a faculdade com “chave de ouro”, fui aprovada no concurso do Maranhão. Logo, em seguida, fiz uma especialização em Teoria do Texto e da Literatura de Língua Portuguesa, na Universidade Federal do Piauí e outra, em 2007, Gestão do Trabalho Pedagógico: Administração, Orientação e Supervisão pela Facinter-Faculdade Internacional de Curitiba. E no momento, participo de cursos de formação continuada, futuramente desejo fazer mestrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores