segunda-feira, 15 de junho de 2009

Autobiografia

Eu gosto de coisas belas e simples
Que provocam alegria
Por isso quero mostrar
Em forma de poesia
Um pouco do que eu chamo
De autobiografia.

Nasci no Maranhão
Hoje moro no Piauí
Respeito o que vivi lá
E amo o que vivo aqui.

Há coisas que passei
Que não esquecerei jamais
Principalmente uma ação
Que presenciei dos meus pais.

Toda uma vida no campo
Eles deixaram na hora
Para nos trazer pra cidade
E nos botar na escola.

Foram criticados por muitos
Por terem de recomeçar
Mas nada era mais importante
Do que seus filhos formar.

Na minha infância não tive brinquedos de lojas

O jeito então era improvisar
E com bonecas de milho
Eu adorava brincar.

Fui uma adolescente gordinha
Isso me causava timidez
E roupa nova lá em casa
Por ano, só uma vez.

Aos 18 anos
Em um concurso público passei
E um grande sonho que tinha,
Eu logo realizei
Pois meu primeiro salário
De roupas e brinquedos todo gastei.


A maior dificuldade
Foi hora de trabalhar
Na sala de aula tradicional
O fracasso escolar eu não pude ignorar
Minhas práticas não davam certo
Mas eu queria inovar.
Foi uma batalha cruel
Que eu tive que traçar
Pesquisando sozinha
Para a vitória alcançar
Vê meus alunos lendo
E não só decodificar.

Fiz vestibular e passei
Mas não pude cursar
E o curso de Pedagogia
Teve que esperar.

Anos mais tarde na Universidade entrei
E o curso de Letras
Com muita garra cursei
O que aprendi com os mestres
Jamais esquecerei.

Maior foi minha alegria
Quando 2008 em Pedagogia ingressei
Agora posso cursar
E meu ego realizar.

Uns dez anos de trabalho
Aos meus pais eu dediquei
Em seguida, em minha vida
Duas grandes ações realizei.


Com o amor da minha juventude
Eu tive um filho e casei
Ninguém pode imaginar
A alegria que passei
Por ter em meus braços
Um ser tão magrinho
Que com muito afeto cuidei.

E por força do destino
Trabalho na educação do campo
Na qual não pude estudar
Luto por direitos
Pra vidas dos camponeses mudar.

Acredito que o campo
É lugar de plantar
Mas também de Educar
Basta força de vontade

E o governo oportunizar.

Sou a professora Elma Macedo
Filha do camponês
Que largou sua plantação
E investiu na educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores