terça-feira, 7 de julho de 2009

Relatório da Prática Pedagógica da Cursista Ivanilde Ferreira da E. M. Getúlio Vargas



APRESENTAÇÃO /GESTAR II

O presente relatório visa informar de forma sintetizada, a execução das atividades propostas pelo GESTAR II durante a sua realização.
A aplicabilidade das mesmas ocorre com os alunos da 5ª série/6° ano da Escola Municipal Getúlio Vargas, que tem como mediadora a professora Ivanilde Ferreira e no apoio pedagógico e técnico a diretora desta instituição de ensino Joseíres Veloso.

ATIVIDADE I

Após ter trabalhado à turma noções de solidariedade, respeito e amor ao próximo, bem como a importância dos relacionamentos intrapessoais, a professora enfatizou a valorização profissional no âmbito social.
Paralela e contextualmente, foi apresentado aos alunos o gênero fábula na tipologia narrativa.
Os mesmos após aulas expositivas participaram de minioficinas para a (re)criação da história narrada “ A cigarra e a formiga” em duas versões diferentes.
Além da tipologia narrativa abordada nas formas de diálogo e poema, o H.Q, outro gênero trabalhado abre espaço para a exploração dos encontros consonantais e vocálicos, dígrafos, sílabas e fonemas.

ATIVIDADE 2

Os recursos linguísticos e visuais ganham força e dinamicidade na descrição de pessoas e de cenário propostos pela professora do 6° ano e realizado de forma lúdica pelos alunos.
Inicialmente, alguns alunos descreveram a professora e a escola utilizando a sensibilidade e os sentidos, principalmente a visão e ao tato.
Foi proposta a realização da leitura integral e compartilhada do texto “NAVEGANDO EM MAR PERIGOSO” para daí, então, explorar a leitura de imagem do texto seguinte: “MAR E SOL/ SOL E MAR”.
Estabelecendo comparação em ambos os textos os alunos poderam descrever com exatidão o que as imagens lhes forneciam.
Na descrição de pessoas, por conviver a maioria dos alunos com seus avós foi sugerido o texto “MEU VELHO AVÔ” com apenas início e final para que os mesmos criassem um desenvolvimento ora, com predominância narrativa, ora descritiva.
O objetivo dessa atividade é trabalhar os elementos de coesão e coerência textuais, além da identificação das tipologias.

ATIVIDADE 3

Posto no papel a descrição de cenários e dando continuidade a tipologia predominantemente descritiva, os textos de imagem apresentados, aparentemente semelhantes, possibilitam a criação de atributos com antônimos.
Desta forma, os determinantes do substantivo (artigo, adjetivo e numeral) são trabalhados no texto “O VESTIDO AZUL” em datashow. A aula foi bem participativa e presenciada pela a equipe GESTAR II.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores