terça-feira, 14 de julho de 2009

Relatório da Prática Pedagógica da Cursista Josenilda da E. M. Leônidas Nunes de Almeida - Zona Rural de Floriano

Os presentes relatórios tem o objetivo de esclarecer como tem acontecido a execução de algumas atividades do gestar ΙΙ em sala de aula na escola Municipal"Leônidas Nunes de Almeida", no período de maio a julho de 2009.




Produção "O trabalho"


Como sempre reservo uma aula específica para leitura, interpretação e produção não foi difícil explicar a atividade que faríamos sobre "o trabalho".
Num primeiro momento dividi a sala em grupos de três e em seguida coloque no quadro o tema"Trabalho".Pedi que pensassem sobre"O que o trabalho significava para eles".

Timidamente os grupos foram manifestando-se e quando achavam estar esgotado o que poderiam falar sobre trabalho peguei o TP3(15-16)e o deixei circular entre os grupos,logo outras definições para o tema começaram a surgir.
Por ser um tema muito presente eles vivem do e para o trabalho-não houve dificuldades acentuadas,porém revelaram-se um pouco tímidos no momento de expressarem seus reais pensamentos.

Outra dificuldade que preocupa-me é o "não saber colocar no papel o que pensam". Alguns até falam,mas no momento de organizar o que falam vem o fracasso e isso tem sido um obstáculo nas nossas produções.



Produção de texto de aluno da 8ª série

O que dizem os rótulos

Para a execução desta atividade reuni variados rótulos e embalagens, o que despertou-lhes bastante curiosidade,pois fiz questão de deixar o material quase que exposto em sala de aula.Estavam anciosíssimos para ver o que faríamos com todo aquele material.
Das embalagens mostradas no AA4 ,algumas eles não reconheceram.Quando eu revelava-lhes o que era o produto logo eles indicavam as informações que deveriam ser inseridas nas embalagens dos mesmos.

Em seguida cada aluno escolheu uma embalagem/rótulo e passamos à leitura das mesmas.
Como culminância da atividade os alunos foram incentivados e desafiados a criarem propagandas para os produtos .


Produção de Texto Biográfico

Para realizar esta atividade reunir vários livros de contos,crônicas,poesias e clássicos infantis.
Em Sala de aula dividi a turma em vários grupos para análise dos textos biográficos. Após a discussão propus que cada um fizesse sua própria biografia.

Neste primeiro momento houve uma certa dificuldade para os alunos do 6 ano no momento de colocar os verbos em 3 pessoa,mas numa terceira aula para revisão dos textos obtivemos bons frutos e para os alunos do 9 ano foi um momento de aperfeiçoamento na construção do texto.


Produção de texto de aluno da 8ª série


Ler para entender(Bula)

Antecipadamente pedi que os alunos da 6 série trouxessem bulas de remédios,de preferência antitérmicos.

Providenciei então cópias de um antitérmico e no dia combinado dividi a turma em grupos e iniciamos a leitura do material.

Neste momento ficou em evidência que a bula não fazia parte do mundo letrado de alguns alunos.
A maior dificuldade fora de compreenção de algumas palavras,mas todos participaram ativamente e fizeram a produção do bilhete para o colega Antonio.




Produção de texto de aluno da 6ª série

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores