quinta-feira, 9 de julho de 2009

Resumo Crítico

(Imagem: peregrinacultural.wordpress.com)
O homem nu
Nesse conto, Sabino revela sua arte de desvendar as ações ocultas, detalhando consequências absurdas das mesmas. É uma maneira de mostrar um assunto corriqueiro, porém de maneira atrativa, cômica e reflexiva. Atrativa pela situação problema que introduz o mesmo. Cômica pelo modo, antes descontraído e depois drástico, como o dono da casa sai para apanhar o pão.É nessa altura dos acontecimentos que o cômico torna-se desastroso demais e leva o leitor a refletir sobre as ações das personagens que no decorrer dos fatos tornam-se vítimas de suas próprias decisões.

Fernando Sabino usa a magia de transformar o simples fato de o casal não ter o dinheiro para pagar uma determinada conta em uma rápida história de terror.As ideias principais do seu conto estão imbuídas na atitude da personagem de inventar uma mentirinha para se safar de uma situação indesejada.
SABINO, Fernando Tavares. O homem nu. Contos e crônicas.Rio de Janeiro:Record, 1997.

A volta
Contista de renome, Fernando Sabino, trata nesse conto de questões cotidianas e especiais.Reencontrar amigos há muito tempo não vistos, torna-se motivo de celebração para os três companheiros da história. Mas um deles mostra-se um tanto triste e distante como que a lembrar de um outro problema.

É no enredo do conto que Sabino revela seu dom de mistificar as situações, tornando fatos banais em importantes pontos de reflexão.

O escritor utiliza o método ação-reação de um jeito tão espetacular que a ação que envolve o título do conto só é revelada ao final do texto que é a separação do casal, que também era o motivo da tristeza da personagem principal.

Ao revelar tal fato apenas no final, Sabino deixa possíveis interrogações para o leitor sobre a atitude da ex-mulher do protagonista da história.

SABINO, Fernando Tavares. A volta. Contos e crônicas.Rio de Janeiro:Record, 1997.

Um comentário:

Seguidores